terça-feira, 9 de outubro de 2007

Yo! Man


2007 foi o ano em que o rap/hip-hop assumiu oficialmente a roupagem do pop.
De Beyoncé, passando por Akon e até Madonna, se renderam ao formato que hoje oscila entre o turntablism, a world music e flerta até com ritmos que nasceram na mesma vertente como o funk e o electro.
O artista que mais se destacou foi Timbaland com seu democrático álbum 'Shock Value'. Suas laureadas parcerias seja com o sempre fiel Justin Timberlake, ou Nelly Furtado, também Keri Wilson e 50 Cent (entre outros incluindo Elton John) fazem do álbum um fervoroso resgate das percussões africanas, uma louvável entourage - amálgama de pulsação urbana e world music.
O próprio Timbaland como produtor se tornou o devido arauto no ofício de alavancar novas formas de se batucar eficientemente e Björk emplacou dois grandes sucessos porque antecipou-se e chamou(antes mesmo dos queridinhos Justin e Nelly Furtado gravarem seus respectivos álbuns) o 'real producer' para refrescar seu som, outrora introspectivo, soturno e de difícil absorção.
Não devemos esquecer também o álbum 'Konvict' do senegalês Akon e o impactante 'Graduation' do sistemático Kanye West. Boas melodias e muita originalidade se observou em ambos álbuns que demonstram que o hip hop pode ser divertido, pode até brincar com a misoginia sem ferir a integridade feminina, sem escandalizar e o melhor, colocando todos para sacudir o esqueleto, seja na academia, seja na buattchyy, ou até mesmo no seu Ipod.
Confiram os hits absolutos:
1.)"Give it to me" - Timbaland ft. Justin Timberlake & Nelly Furtado

2.)"Smack That" - Akon ft. Eminem
3.) "Innocence" - Björk
entre outros
e boa jogación.

Nenhum comentário: