terça-feira, 18 de março de 2008

Style: Bolsa Masculina

Quase todo mundo já notou a tendência das bolsas em se tornarem mais que um mero acessório. Não é raro o surgimento de novas marcas e modelos diariamente, assim como a expansão de lojas especializadas no item.

A dinâmica de mudança no estilo de vida fez surgir novas necessidades, vinculadas à diversidade de ambientes a se freqüentar, às roupas e complementos, ao astral, e aos itens obrigatórios dentro de uma bolsa.

Há tempos, piadas a respeito de possíveis objetos capazes de serem encontrados numa bolsa de mulher fazem sucesso. O que ainda não pegou fama, mas já pode ser sentido na sociedade, é a latente necessidade dos homens em carregar cada vez mais coisas - e com estilo.
Explicando melhor, as pastas masculinas, eternizadas pelo personagem 007, não estão ultrapassadas, mas já encontram fortes concorrentes no setor de acessórios para homens.

Os lançamentos da linha de bolsas masculinas de grandes marcas já têm ocorrido há algumas temporadas, durante as semanas de moda masculinas de Milão e Paris, especificamente. Mas a novidade já desceu das passarelas para as ruas, em especial, as de Tóquio, no Japão.


Os homens, que sempre restringiram suas necessidades básicas para os bolsos da roupa, reclamam que os mesmos já não são suficientes. Os paletó já são raros nos guarda-roupas, e as calças jeans parecem não suportar mais chaves, celular, carteira, cartões, remédios, pen-drive e algum cosmético ou produto de higiene pessoal.

Isso mesmo. As viagens de negócios estimularam os homens ao hábito de ter sempre em mãos o kit de sobrevivência, tão comum entre as mulheres. Os aventureiros já o tem na companheira mochila há mais tempo, e não abrem mão dela por nada. Mas as mochilas, segundo os fashionistas, não combinam perfeitamente com o estilo urbano de ser ou são pouco versáteis.

De olho na tendência, algumas lojas européias já expõem suas bolsas, originalmente femininas, em seções unissex ou masculinas. Os homens parecem estar gostando da descoberta da infinidade de bolsos e compartimentos possíveis dentro do acessório, e aumentando as suas listas de itens essenciais para o dia a dia.


Enquanto muitos ainda não se arriscam na bolsa de braço, de mão ou a tiracolo, os modelos tipo carteiro ou boliche têm sido os mais populares, talvez por vincular a bolsa a atividades tradicionalmente masculinas.
O certo é que muitas mulheres, em breve, deixarão de carregar uma bolsa maior que a necessária a si mesma. Os pertences que não cabem nos bolsos de seus companheiros serão carregados por eles próprios.

Nenhum comentário: