quarta-feira, 14 de novembro de 2007

A Gravata Skinny

Ter status de ícone fashion dos anos 80 (apesar de ter aparecido bem antes, em outras épocas) não é nada louvável de menção e muito menos algo que credencie peça alguma ao patamar da elegância. Au contraire. No entanto, dentre tantas fads (moda passageira que não vinga e quando acaba deixa todo mundo pensando “what the hell were we thinking?”) daquela década, até que a gravata skinny (aquela um pouco mais estreita, mais fina do que a padrão) tem lá o seu charme, mesmo porque se não tivesse não seria trazida das cinzas tão frequentemente como é. E com certeza já tem sim um lugarzinho reservado no guarda-roupa de qualquer homem jovem e moderno. E não é como enfeite não.

É verdade que ela tem lá os seus ciclos… ultimamente ela vem rendendo um bom caldo e uma boa gama de opções, mas pode ser que na estação seguinte ela necessite de um descanço e saia de cena. Mas mesmo que se vá, ela poderá continuar figurando no seu armário tranquilamente desde que como uma opção eventual para dar por exemplo, uma mudada básica no look ternal noturno.

Mas já que ela continua bombando… vamos falar sobre ela no presente e nas maneiras descoladas de usá-la right now, pois a bichinha é bem versátil.


Antes de mais nada, não recomendo incorporá-la ao seu look “meu-dia-no-escritório”. Elas não são uma boa opção para o trabalho, pelo menos não para aqueles que têm que trabalhar de gravata. Quem não precisa (leia-se: os que trabalham num ambiente informal ou criativo) e quer fazer uma graça, até pode.

Agora, classicamente falando, ela é uma ótima opção para se usar em eventos noturnos e formais como casamentos (mesmo os durante o dia… só não indico para padrinhos, noivos e pais dos felizardos), festas, jantares, recepções que exijam o bom e velho terno. Ela dá uma diferenciada imediata e rejuvenesce num passe de mágica. Se usada na cor vedete da estação então… E nunca fica entediante visualmente.

Mas para usar a sua skinny com terno, tanto o colarinho da camisa, como a lapela do paletó não podem ser largos ou grandes demais. Eles têm que comportar e se adequar à escala da gravata, tá? Já o seu nó que pode ser o Simples, se assim você desejar, ou um Semi/Meio Windsor, ou mesmo um Windsor para situações mais imponentes. Só acrescentando que um nó mais bojudo como os dois últimos dão melhor o arremate na gravata skinny ou mesmo numa trim one.

E ainda… o paletó não pode ser larguinho não, tem que ser bem ajustadinho, com as mangas no lugar certo, caso contrário a gravata vai acabar sendo engolida pela “grandiosidade” do resto do outfit, o que seria um grande erro. O mesmo pode ser dito em relação ao jaquetão (paletó de abotoamento duplo): um duplo não!

Outras maneiras de usar a sua skinny é de forma absolutamente casual chic com camisas de manga longa repuxada e pra fora da calça e com as de manga curta sem blazer nem nada pra dentro do jeans, para uma daquelas baladas informais, com o abrigo encapuzado por dentro de um blazer, com o seu colete aberto e nada mais(?), com um suéter em V bem vertiginoso e camisa com o colarinho desabotoado…

Ou ainda com um terno de paletó zipado aberto ou mesmo o clássico com as proporções adequadas e camisa com colarinho undone e um tênis tipo Adidas nos pés. Ou se preferir com uma jaqueta de couro, ou uma outra jaqueta usada com as mangas despojadas e camisa com o colarinho aberto ou ainda com ele fechado, bem mauricinho…
E sabe a sua calça skinny? Se é que você tem uma… Vai muito bem com ela também, assim como uma calça jeans escura e reta, khakis e chinos. Tênis de baladas, sapatênis, mocassins ou abotinados são o suficiente para arrematar o look casual chic.
Ufa! Como deu pra ver, opções não faltam…

Se tiver ou só puder comprar uma única skinny, recomendo a preta, pois além de “clássica”, é a mais versátil de todas as fininhas e tragféga muito bem dia e noite, casual ou formalmente. E para aqueles que têm o tórax muito largo ou muito volumoso (músculos ou gordura), não recomendo as ditas skinnys per se, mas uma que fique no meio termo entre a padrão e a skinny, chamadas de trimmed classic. Ou então, opte pelas listradas espassadas pois dão a impressão de serem ligeiramente mais larguinhas.

Mas mesmo assim, só é para usar se a gravata não se perder no mundão que é o seu tronco, combinado?
Nesta temporada, a única loja que vi vendendo Skinnys foi a Zara. Agora, em lojas de designers estrangeiros como a Armani, certamente terá. A Crawford é outra que pode ter. E no Rio, a Casa Alberto é um bom lugar para procurar. Em Sampa tem na Doc Dog. Nas outras eu ainda não achei.
Outros lugares que podem ter a gravata são os brechós. Aproveitem e dêem uma garimpada geral!!!

Nenhum comentário: