terça-feira, 20 de novembro de 2007

Sob-medida


E sobre esta questão eu vou direto ao ponto: só mande fazer roupas, sejam elas camisas, ternos ou meras bermudas se você quiser ou mesmo precisar do benefício e privilégio de ter uma roupa feita sob-medida para o seu corpo. Jamais tenha esta como opção se você estiver pensando em economizar uma grana, porque geralmente o barato sai muito caro nestes casos.

E eu explico: para mandar fazer uma peça, você precisa de alguém que saiba o que está fazendo e não alguém que diz saber ou pode tentar fazer o que você quer. E geralmente quem sabe fazer, não vai cobrar assim tão baratinho quanto você pensa, mesmo porque uma roupa sob-medida dá muito mais trabalho do que uma roupa off-the-rack. E se não souber fazer direito, o resultado não será nada agradável visualmente. Ou seja, você vai acabar investindo o seu suado dinheirinho em algo que pode se tornar um desastre andante, e pior, “esportado” (esportado que vem de esporte) por você.

Portanto, sempre escolha um profissional qualificado para fazer as suas roupas. Sempre. Ah, não tem ninguém em vista? Bom, não adianta nem me perguntar se eu indico alguém. Encontrar o seu alfaiate perfeito é uma quest pessoal, pois bons profissionais existem até em bom número, mas o certo pra você… aí é uma outra história, que só você pode decidir.

Um bom começo é encontrar alguém, um amigo talvez, que faça as suas roupas sob-medida e que o resultado na pessoa lhe agrade. Aí até vale uma ida ao tal alfaiate pra ver se o santo de vocês se cruzam ou não. Ou então, uma ida ou mesmo consulta com algum alfaiate que você ouviu falar a respeito ou “deu de cara” em algum lugar. Vá lá e confira o trabalho dele in loco, bata um papo e veja se é do seu agrado ou não. Aproveite para perguntar tudo, tirar dúvidas, pois esta será uma boa maneira de ver quão bom e antenado é o profissional. Ele deve estar apto a tirar todas as suas dúvidas, lhe oferecer variedades de opções, e sobretudo, transparecer segurança sobre o seu métier. Estas podem ser algumas pistas para achar o tal profissional certo pra você. Mas aviso: só saberás com certeza absoluta quando a peça estiver pronta e no seu corpo para a prova final e decisiva.

E já que falei em roupa sob-medida… este tipo de roupa não fica pronta da noite pro dia. Um terno leva em torno de 30 ou mais dias pra ficar pronto. E tem pelo menos que ser experimentado umas 3 vezes no processo. E não sai nada barato. É claro, que vai depender do modelo e tecido escolhidos, etc; mas de uma maneira geral, não sai mais barato do que um idêntico encontrado numa loja por aí, não. Ao contrário.

Se vale a pena? Feito por um alfaiate de mão cheia, é claro que vale. Mesmo porque um terno ou qualquer roupa feita sob-medida não só vai lhe cair como uma luva de cashmere como também vai fazer o melhor dos nip tucks na sua silhueta, o que por si só, vale toda a pena. However, se executado por qualquer outro profissional, menos qualificado, não vale, não.

E o que eu recomendo quando o assunto é economizar na compra de um terno, por exemplo? Bom, compre o melhor terno que a sua conta bancária puder bancar. Se for um de microfibra nacional do tipo super barato no preço e no visual… que seja. Mas compre um que caia perfeitamente no seu corpo, com tudo no lugar certo e mande ajustá-lo num bom alfaiate. Um terno bem ajustado ao seu corpo sempre vai aumentar o preço dele visualmente. Mesmo que ele não tenha custado quase nada.

E esta é sempre a melhor opção, na minha modestíssima opinião.

Nenhum comentário: