domingo, 2 de março de 2008

Escritoras II


Inspirada pelo post da Priscila, sobre escritoras modernas, me lembrei de uma: Lolita Pille. Não conhece? Bom.... o primeiro parágrafo do seu livro:
“Eu sou uma putinha. Daquelas mais insuportáveis, da pior espécie; me visto melhor que sua mulher, ou sua mãe. Meu credo: seja bela e consumista.“... sou francesa e parisiense e estou me lixando para o resto; pertenço a uma única comunidade, a mui cosmopolita e controvertida tribo Gucci Prada – a grife é meu distintivo”.
Por essa pequena amostra já deu para sentir o estilo e a acidez da menina, não? Lolita nasceu em
Sèvres (27/08/1982), filha de um arquiteto e de ma contadora, tem uma irmã, e escreveu Hell (do trecho acima) quando tinha 18 anos, lançando o mesmo em 2003. O livro fala da juventude milionária e "perdida", que vive uma vida regada a sexo, drogas e compras, causando muita polêmica. Apesar de não falar abertamente o que é real e o que é ficção, podemos dizer que Hell é o alter ego de Pille. O relato fez, inclusive, com que ela fosse "banida" de algumas rodas e de alguns lugares, mas ela rebateu: "Não vou deixar de sair por causa disso, afinal, onde vou usar meus modelos Gucci?". O livro virou filme em 2007.
Seu segundo livro, Bubble Gum, lançado em 2004, fala de Marion, menina que sonha em fugir de onde vive para Paris, aspirando levar uma vida de sonho como modelo. Nesse livro ela constrói uma narrativa muito mais complexa do que parece a princípio, colocando, lado a lado, dois temas clássicos da literatura: a inocência ultrajada e o pacto faustiano com o mal. O cerne da história parece ser: Quando a existência tem a profundidade de um pires, até as angústias são pré fabricadas.
Ela veio ao Brasil para a 12ª Bienal do Livro, no Rio de Janeiro. Visitando a Rocinha, comentou: " Os moradores parecem mais felizes do que eu". Lolita vive hoje em Paris, sozinha, e ainda leva a vida no estilo Hell de ser, apesar de dizer que o que mudou depois do livro foram as drogas e os bares. Suponhamos então que o sexo e o consumismo continue o mesmo.................

Um comentário:

LAMP disse...

eu tava lá !!!!