domingo, 2 de março de 2008

Fashion World


Todos sabemos que o mundo da moda divide-se em quatro famosas capitais: Paris, Londres, NY e Milão. Agora, o que nem todo mundo sabe é que o estilo das quatro capitais fashion não é o mesmo e cada uma delas conta com particularidaes que as tornam especiais e distintas. A seguir veremos cada um desses estilos.

O estilo francês:

O design francês caracteriza-se pela pureza da silhueta somada à complexidade do corte: o caimento acompanha os contornos do corpo, com um "quê" de arredondado. Os métodos tradicionais de alfaiataria, com o uso de estruturas e forros internos, são os preferidos. O acabamento cuidadoso e o trabalho manual altamante qualificado fazem que que detalhes como abotoamento cruzado e barras festonadas sejam mais encontrados nas criações francesas. O franceses têm uma queda por ternos mais leves e por tecidos que produzem um acabamento bem definido e impecável. Bordados, rendas e o uso de contas e pérolas são uma característica recorrente das coleções de alta costura.

O estilo britânico:

Ao lado da moda tradicional há o mercado de exportação de roupas, importante para os valorizados estilos britânicos de malharia, capas de chuva e "roupas para sair", como Jaeger, Aquascutum e Burberry. As estampas Liberty (flores miúdas) são famosas no mundo todo. Tanto londrinos quanto estrangeiros continuam frequantando a Savile Row em busca de roupas sob medida. Os britânicos têm também a fama de fazer uma moda anárquica e excêntrica. De Mary Quant e Biba nos anos 60 a Vivienne Westwood e McQueen nos dias de hoje, os estilistas britânicos lideram o mercado de moda jovem e as mudanças dos rumos da moda.

O estilo norte-americano:

Entre os anos 30 e 50 o forte interesse pela moda de NY, derivada de origens francesas, favoreceu o mercado de compras pelo correio e as revistas de moda e moldes. Na Costa Oeste, Hollywood ajudou a promover um estilo bem americano e uma preferência por uma beleza e elegância esquias. Os filmes e cerimônias do Oscar ainda hoje continuam sendo uma importante fonte de informação sobre as tendências da moda. A indústria nacional de algodão e a ênfase nas roupas de trabalho (lembrem de Levi's) e esportivas foram combinadas para criar um estilo de roupa casual, que provou ser a maior contribuição norte-americana à industria de roupas.

o estilo italiano:

A moda italiana é conhecida por seu uso mais sutil de cores e texturas do que o da moda francesa e por usar lãs mais macias e pesadas. Os estilistas italianos de roupa para a noite amam o jérsei drapeado e os tecidos molengas. Giogio Armani foi o responsável pelos ternos desestruturados, tanto para homens quanto para mulheres. Em Milão moda é um negócio sério. Há ali menos marcas de de vanguarda ou de roupas de rua do que nas outras capitais da moda, mas os italianos apreciam bastante a criatividade dos britânicos e dos japoneses e empregam muitos jovens estilistas em suas oficinas/ateliês.
(para saber mais leiam "Fashion Design" da escritora Sue Jenkyn Jones. Editora Cosacnaify)

Um comentário:

Lella disse...

Thi, vc sempra ahaza nos posts....