terça-feira, 18 de novembro de 2008

Nova geração




Como o tempo está curto e amei o que lí, resolvi colar aqui a matéria que saiu no site do SPFW (http://www.saopaulofashionweek.com.br/). É uma pequena entrevista com o designer gráfico Jamie, de apenas 17 anos, que está tombando no mundo da moda. Se joga:
O parisiense radicado em Londres Jamie é mais um jovem talento da internet - safra que incluiu figuras incríveis e raramente mais velhas do que 25 anos, como o nosso enfant terrible Romeuuu -, e ilustrador-convidado da vez do portal SPFW. Conhecido de longa data pelos freqüentadores do fórum The Fashion Spot, JR tem apenas 17 anos, mas já conquistou seguidores com seu Blog de Mode e lançou, em setembro, sua primeira revista impressa, a BonjourJR. Suas colagens, recheadas de referências e bom humor, já vêm chamando a atenção de gente importante do mundo da moda (é só dar uma olhada nos colaboradores de seu novo projeto, a Monochrome Magazine). Confira a entrevista exclusiva ao portal SPFW:
Como você se interessou pela moda? Viver em Paris provavelmente me influenciou, mas foi mais uma mudança gradual para a moda do que uma descoberta. Comecei interessado em arte, design, arte de rua e arquitetura, coisas que acabaram me levando para a moda.Quando começou a fazer suas colagens? Há aproximadamente 3 ou 4 anos, no meu blog.
Quais programas você usa para criar? Para fazer a colagem em si, uso Photoshop e salvo a imagem como uma JPG normal, a não ser que esteja trabalhando em uma revista ou em projetos para outras pessoas. Tenho um Mac, então também uso programas para auxiliar no processo, como Grab e Preview.
O que inspira você? Quase tudo me inspira: bons designs, pessoas, arte, mas meu item favorito seria design de revistas. É difícil explicar, mas algumas páginas podem realmente te inspirar. Outra boa fonte são os blogs: como há um para tudo, é fácil arranjar inspiração.
Quem são seus artistas favoritos? Tenho muitos artistas favoritos, de Johannes Vermeer ao Banksy. Sou fã também de Picasso, Andy Warhol, Damien Hirst e Richard Prince. No entanto, tenho a mesma atitude para com artistas e estilistas, que é o fato de eu não poder dizer que sempre amo o trabalho de uma pessoa. Mesmo que possua a mesma qualidade, não é sempre que me agrada.
E quem são seus estilistas favoritos? Diria que os melhores, no momento, são: Alber Elbaz para Lanvin, Stefano Pilati para YSL, Christophe Decarnin para Balmain, Nicolas Ghesquière para Balenciaga e Marc Jacobs para sua marca e para Louis Vuitton. Esses são ótimos para as colagens, mas para o meu estilo pessoal, os melhores estilistas de moda masculina seriam Ralph Lauren, Nike, Bape e qualquer coisa da Colette. Talvez meu estilo seja muito mais casual do que as pessoas pensam!
Você teve a primeira edição de sua revista, a Bonjour JR, impressa em setembro. Como está se saindo? A primeira edição foi um grande sucesso! No entanto, estou trabalhando agora em uma nova revista, que será lançada em breve e já tem entrevistas com dois estilistas de alta-costura e prêt-à-porter, muitas pessoas conhecidas de blogs de street style e um provável editorial com uma das socialites mais legais de Nova York.
Há mais projetos no momento? Além da Monochrome, estou trabalhando com Sean Read no site www.thefaceforward.com e planejando começar um blog de moda masculina e outro de arte, além fazer ilustrações freelancers. Também estamos pensando em uma festa em julho de 2009, em Paris, entre as semanas de menswear e de alta-costura, mas isso ainda está em aberto...
Se pudesse encontrar três pessoas, vivas ou mortas, quem seriam? A primeira seria Barack Obama, por razões óbvias: ele é um ótimo cara, que fala muito bem. As outras duas seriam difíceis, mas acho que gostaria de conhecer Banksy, já que ninguém sabe quem ele é, e provavelmente Andy Warhol ou Damien Hirst. Se realmente tivesse a chance de escolher alguém, seria uma personalidade do passado, mas deu branco!
Conheça mais do trabalho de JR no site http://www.justjr.com/

(http://www.spfw.com.br/noticia_det.php?c=2490)

Nenhum comentário: