quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Herdeiro de Warhol


O multimidiático fotógrafo, pintor, cineasta e celebrity David LaChapelle é hoje o maior fotógrafo de moda e de celebridades do planeta. Seu trabalho é uma apoteose, apontado como o Fellini da fotografia, o artista visual é o signo maior do vanguardismo, seu mote é a junção do sagrado e do profano cuja fusão arvora em perfeita e jocosa harmonia. Desta dialética nasce uma terceira circunstância da qual ele chama "estado ideal da arte".


A primeira foto que o adolescente David tirou foi de sua mãe numa viagem. A revelação da foto mostrou uma ávida necessidade de "transgredir" a angulação e a fotometragem, e ele desde, então não abandonou a máquina fotográfica. Aproveito que o blog está "num momento Warhol" e adiciono: foi o Papa da Pop Art quem apadrinhou o 'darling' recrutando-o para clicar celebridades para o seu então periódico "Interview", trabalho cujo destaque o catapultou para o reconhecimento e a fama internacional.


Ele se emancipou e abriu um estúdio em Los Angeles . Seu trabalho é a maior expressão contemporânea do símbolo iconoclasta, do kitsch e do inusitado. Ele redefiniu o padrão de documentar aglutinando todo advento da fotografia desde o negativo até a instituição do pixel. Toda a gama de personalidades pop já se curvaram às lentes do gênio: desde o próprio Andy Warhol, passando por Elisabeth Taylor, Madonna, Eminem, Tupac, Leonardo di Capprio, Gisele Bündchen, Naomi Campbell, Pamela Anderson e estes são apenas alguns nomes que bem rapidamente podemos salientar.


Seu livro "From Heaven to Hell" é um must-have para todo aquele que tem o hábito de saborear a cultura pelo víés da imagem, eu já adquiri o meu pela rede, e recomendo com urgência aos fashionistas que com certeza já o conhecem, que acompanhem com avidez e curiosidade o extrincado e glorioso impacto deste herdeiro legítimo do príncipe do Pop.


http://www.taschen.com

Nenhum comentário: