quinta-feira, 10 de julho de 2008

Exposição: Ilustrando em Revista

Criações de 195 artistas feitas por encomenda para publicações da Editora Abril, que edita Veja Rio, integram a mostra Ilustrando em Revista. Inaugurada em 2005, a exposição já percorreu, entre outras cidades, São Paulo, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte.

Na edição carioca, que vai ocupar os três andares do Centro Cultural Justiça Federal, o acervo será acrescido de mais 100 originais. Trata-se de uma boa chance para conferir obras que, concebidas para acompanhar capas, reportagens, artigos e colunas de revista, sobreviveram ao tempo por méritos estéticos. Feita em nanquim e aquarela, para a reportagem "Gato dá cadeia", publicada por Veja Rio em fevereiro, a pintura de Negreiros é uma das 267 pranchas selecionadas.

Elas serão divididas em módulos como Mostra Histórica, com criações de 1969 a 1999, e Mostra Contemporânea, com ilustrações de 2000 a 2008. Na Mostra Digital há outros 416 trabalhos feitos por computador nas últimas duas décadas. "Também reservamos salas em homenagem a artistas que vivem e trabalham no Rio, como o gaúcho Benício, e desenhistas de quadrinhos como Laerte e Miguel Paiva", diz o curador Alceu Nunes.

Ilustrando em Revista
Centro Cultural Justiça Federal
Avenida Rio Branco, 241, Centro
Tel: 3261-2550
(perto: Metrô Cinelândia)
Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis
Até 31 de agosto
A partir de quinta (10)

Nenhum comentário: